Matérias Recentes

Por: Mateus Manzini

 

Rachão: um meio eficiente para treinamento?

Aqui no caso, rachão significa um grupo de ciclistas que se propõem a fazer uma disputa, uma competição informal.

O treinamento esportivo é um campo já com um bom embasamento teórico e prático, e isso nos faz errar cada vez menos nas prescrições de exercícios para os diferentes objetivos trazidos por alunos/atletas/clientes. Mas para fazer valer esse conhecimento, precisamos ter clareza sobre cada meio e método de treinamento.

As capacidades físicas exigidas no ciclismo podem ser trabalhadas de diferentes formas, utilizando-se de diferentes meios e métodos. No caso aqui tratado, os Rachões, vemos uma forma bastante particular, e ao mesmo tempo comum, de meio e método de treinamento. Os Rachões são simplesmente uma cópia de uma corrida, são exercícios competitivos, que replicam quase que completamente uma prova. Dessa maneira, é importante que saibamos, para aproveitar ao máximo esses "eventos", como e porque eles podem contribuir positiva ou negativamente no desenvolvimento da performance de um ciclista.

Abaixo vão algumas dicas para você utilizar um Rachão da melhor forma possível para melhorar seu rendimento.

* Você não consegue pedalar o tempo todo com o grupo? O que é melhor, andar o tempo que aguenta, ou rodar forte sozinho ou com um outro grupeto o tempo todo do Rachão (geralmente eles têm 1h de duração)? 
> Como tudo em treinamento, a resposta para isso não é simples. Pense que seu corpo funciona com vários sistemas energéticos, e que você precisa de todos eles (basicamente 3) para conseguir ter um rendimento satisfatório nas competições. Procure utilizar essas oportunidades de Rachões para estimular aquelas zonas de treinamento que sozinho você quase não consegue (lembre-se que no Rachão há uma motivação maior por conta do grupo que anda junto). Isso pode ser feito de forma contínua ou intervalada. Sugiro que, se você não tem feito treinos intervalados, e não anda junto com o bloco, que fique o quanto aguentar com o pelotão, e depois que se recupere de forma ativa, girando muito leve, esperando o grupo chegar de novo. Quanto menos você se recuperar entre os estímulos, mais o sistema aeróbio você estará estimulando. Pode usar também seu feeling, que é uma das mais apuradas formas de controlar o treinamento, para perceber se está recuperado entre um estímulo e outro. O importante é segmentar o esforço em estímulos fortes e recuperações.

* Você não está acostumado a pedalar em pelotão?
> Os Rachões são uma ótima oportunidade para aprender. Mas não fique nas cabeças do pelotão, porque lá, geralmente quem fica são pessoas mais experientes, que dominam técnicas que exigem mais expertise, e você não vai querer se engalfinhar com alguém e mandar pro chão um monte de gente. Portanto, fique mais pra trás, veja como é a dinâmica de revesamento e procure segui-la. Só isso já garantirá não cometer nenhum erro muito perigoso e você ganhará experiência.

* Simulados
> Se você é um ciclista que está em fase de preparação para uma prova, e tem ritmo para pedalar com os melhores do Rachão, pode usar esses "eventos" para testar estratégias táticas, nutricionais e psicológicas.
- Táticas: procure traçar planos táticos para os Rachões e executá-los. Quer tentar uma fuga de bandeira pra ver como sustenta o ritmo até alguém chegar em você? Tente! Quer se manter "sugando" o pelotão e forçar só a partir de um determinado momento, faça isso! O importante é PLANEJAR e EXECUTAR. E importante também, é saber a hora de mudar de planos e criar novas situações para beneficiar-se!!
- Psicológico: Você está cansado de chegar na prova, ficar nervoso demais e cometer um monte de erros? Você pode se preparar psicologicamente para num Rachão, fazer tudo de forma correta. Dica: escreva como quer se sentir, visualize-se no meio de outros competidores, e saiba qual é sua maior motivação para estar levando seu corpo ao limite! Sem motivação, não há ação! 
- Nutricional: A sua alimentação em prova ainda não está a melhor que poderia ser? Faça testes com outras variedades de carboidratos, aminoácidos e demais macro e micronutrientes num Rachão. Seu corpo será levado ao limite como numa prova, então ele responderá da mesma maneira. Se o que ingerir for bom ou ruim, você perceberá.

* Cultive amizades e faça novas
> Um Rachão é feito por uma comunidade, e pra ela ser legal, pra ser motivador estar ali, o clima tem que ser agradável! Tenha consciência sobre isso! Um ambiente bom é feito por boas conversas e bons rituais! Por que cada um não levar um prato pra comer e conversar (ou na ordem inversa!) depois do "evento"?! Levar umas bebidas?! Sentar na calçada e comentar o racha!!! Essas pequenas coisas são as que realmente fazem as pessoas terem vontade de compartilhar os momentos juntas!

Se em sua cidade não tem um Rachão, você pode organizar um deles. Chame seus amigos e comece. Vai ver que em pouco tempo vai juntar um monte de gente fazendo a coisa fluir mais e melhor!!!

Bons treinos!

#metaciclismo #treinamentoindividualizado #rachão #ciclismodeestrada#bikeislife

Foto: Marcelo Melo