Matérias Recentes

Por: Mateus Manzini

Não sei se você já prestou atenção nisso, mas quando temos um objetivo claro, nosso caminho tem menos idas e voltas; em outras palavras, nos enrolamos menos para fazer o que queremos. Em treinamento isso também é válido, e muito. 

Se você treina sozinho e não sabe pra onde quer ir, vai ficar difícil ter ideia do que fazer; se você tem acompanhamento de um treinador e não estabelece objetivos junto a ele, pode ter certeza de que seu treinador terá muito mais dificuldade para fazer o trabalho dele também. Quem consegue estipular metas a curto, médio e longo prazo, além de ter mais certeza do que fazer para atingir o que se busca, fortalece-se também na motivação, isso porque as metas sendo atingidas, mais e mais vontade de trabalhar vai ser formando.

Resultado de imagem para meta

Engana-se quem acha que ao seguir plano de treinamento com um profissional habilitado (profissional formado em Educação Física), necessariamente tem que ter objetivos competitivos. O horizonte do ciclismo/ mountain bike é muito amplo para reduzí-lo somente a esse aspecto. Treinamento diz respeito a metodologia de trabalho para melhora, independente "para quê". Ou seja, além do objetivo competitivo, você pode contratar um treinador, entre outras coisas para:

  • Conseguir pedalar junto com um grupo.
  • Realizar uma viagem cicloturística.
  • Aprender a andar de bicicleta.
  • Melhorar suas habilidades técnicas.
  • Pedalar pelas vias de sua cidade.

A certeza é de que, com um treinamento individualizado a suas particularidades e objetivos bem claros, sua melhora será mais consistente e dentro de padrões saudáveis. Para tanto, crie uma lista de seus objetivos e converse com seu treinador para saber se essas metas são viáveis no momento em que deseja atingi-las. Em posse disso, com certeza seu treinador traçará o melhor caminho para que você tenha êxito em sua temporada. 

 

Bons treinos!