Matérias Recentes

Altos e baixos na performance - alguns apontamentos

Um dos mais importantes princípios do treinamento é a CONTINUIDADE, ou seja, a manutenção da realização das atividades programadas dentro do programa de treinamento.

Sendo um atleta que realiza seus treinos com regularidade (continuidade), é possível ter um controle sobre o que se prescreve e o que se objetiva com a prescrição desse atleta; há uma possibilidade de prever os resultados do treinamento.

Por outro lado, há também o princípio da REVERSIBILIDADE, o qual diz que tudo o que é ganho com o treinamento, também pode ser perdido com a ausência de treinos.

A figura abaixo representa bem esses dois princípios. Nas primeiras 5 unidades de tempo, há um efeito positivo do treinamento no conteúdo mitocondrial. A partir da semana 5 é possível notar duas possibilidades: com uma unidade de tempo sem treino, perder-se 50% dos efeitos do treinamento, e com 5 unidades perder-se totalmente esses efeitos. Importante observar que para se restabelecer os 50% do efeito de treinamento perdido com uma semana, são necessárias 4 semanas de treino!

Lição: o ritmo da vida não é constante e a maioria dos ciclistas não é profissional, mas busque organizar seu tempo para que não haja interrupções em seus treinos, caso contrário o prejuízo pode ser grande.

(Figura: adaptado de Booth, 1977)

#metaciclismo #treinamentoindividualizado #ciclismo #mountainbike #cycling#mtb #bicistore #indigoviagens #funilariasousa